quarta-feira, 1 de julho de 2009

O sangue

Composição:

Formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma.

O plasma e uma solução aquosa que tem em sua composição de 7% de proteínas plasmáticas, sais inorgânicos 0,9% e compostos orgânicos diversos, tais como aminoácidos, vitaminas, hormônios e glicose.

Os glóbulos sanguíneos podem ser eritrócitos ou leucócitos.

Erittrocitos: células anucleadas e com grande quantidade de hemoglobina, proteína transportadora de O2. Tem formato de disco bicôncavo. A concentração normal de eritrócitos no sangue é de aproximadamente 3,9 a 5,5 milhões por milímetro cúbico.

Leucócitos: são incolores de forma esférica e participam das defesas celulares e imunocelulares do organismo. O número de leucócitos por mm3 de sangue no adulto normal é de 6000 a 10000. São classificados em granulócitos e agranulócitos.

Granulócitos

Tem núcleo em forma irregular e no citoplasma possuem grânulos. Vivem apenas alguns dias. São eles: neutrófilos, eosinófilos e basófilos.

Neutrófilos: tem núcleos formados de 2 a 5 lóbulos (mais frequentemente 3), ligados entre si por finas pontes de cromatina. O citoplasma apresenta granulações específicas, muito finas e lisossomos. Constituem uma importante defesa celular contra a invasão de microrganismos.

Já a célula bastonete é uma célula de neutrófilo jovem e não possui ainda o núcleo segmentado. No sangue normal existe apenas pequeno número dessa célula e o aumento de sua concentração é devido à infecções bacterianas.

Eosinófilos: fagocitam e digerem complexos de antígenos com anticorpos que aparecem em casos de alergias ou parasitoses. Essas células constituem apenas 2-4% do total de leucócitos.

Possuem núcleo bilobulado, presença de granulações ovóides, que são os lisossomos, que coram pela eosina. É a principal característica para a identificação do eosinófilo.

Sua atividade defensiva é realizada pela liberação do conteúdo de seus grânulos para o meio extracelular e através da fagocitose destrói os complexos antígeno-anticorpo.

Basófilos: células de núcleo volumoso, retorcido e irregular, com aspecto de letra S. Em seu citoplasma, observa-se, grânulos maiores do que os das outras células.
Constituem menos do que 1% dos leucócitos do sangue. São difíceis de se encontrar nos esfregaços.

Agranulócitos

O citoplasma dessas células não possui granulações especificas. Podem apresentar grânulos inespecíficos, presentes também em outros tipos celulares. Podem ser de dois tipos: linfócitos ou monócitos.

Linfócitos: são as células mais abundantes no sangue. Possuem forma esférica. Sua cromatina se dispõe em grumos grosseiros e assim o núcleo aparece escuro nos esfregaços sanguíneos. Seu citoplasma é pequeno e escasso, por vezes não é visível ou apresenta-se como anel claro em volta do núcleo.

O tempo de sobrevida dos linfócitos é muito variado. Alguns vivem apenas alguns dias e outros vivem durante muitos anos. Atuam na resposta imunológica do organismo.

Há três categorias: B, T e NK (natural killer cells = células assassinas). Os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, secretam anticorpos, base da imunidade humoral.

Ao contrário dos outros leucócitos, que não retornam ao sangue depois de migrarem para os tecidos, os linfócitos voltam dos tecidos para o sangue, recirculando continuamente.

Monócitos: tem núcleo ovóide ou em forma de ferradura. A cromatina aparece em arranjo mais frouxo e delicado do que os linfócitos, característica mais constante do monócito.

Os monócitos do sangue representam uma fase na maturação da célula mononuclear fagocitária, originaria da medula óssea. Essa célula passa para o sangue, onde permanece apenas por alguns dias e atravessando a parede dos capilares e vênulas, penetra em alguns órgãos, transformando-se em macrófagos, fase mais avançada dessa célula.

Plaquetas: são corpúsculos anucleados em forma de disco, derivados de células gigantes na medula óssea, os megacariocitos. Promovem a coagulação sanguínea e a reparação da parede dos vasos sanguíneos, evitando perda de sangue.

Normalmente, estão presentes no sangue em número de 2x105 plaquetas por microlitro.

Nos esfregaços de sangue tendem a aparecer em grupos. Elas apresentam uma parte transparente azul-clara, com grânulos corados em púrpura.
Bibliografia
JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica : texto/atlas. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. CD-ROM.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica: texto/atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário